República do Chile
O Chile por um Brasileiro

Clima em Santiago do Chile: Estações do Ano

0 296

Se tem algo que muita gente pergunta é se no Chile tem neve o ano inteiro e como são as estações do ano?

Então vamos lá, aqui nesse artigo vamos falar um pouco sobre como é cada estação do ano em Santiago – capital do Chile, especificamente, já que o clima no deserto do Atacama ou no Sul do Chile é bem diferente.

Então vamos lá.

Assim você consegue até escolher em qual época vai conhecer as terras mapuches pela primeira vez. Porque eu garanto que depois que você conhecer a primeira vez, com certeza vai querer voltar e conhecer em outra temporada.

Cada estação tem sua particularidade, suas belezas e seus encantos. E uma coisa é bom saber é que as estações seguem as datas das estações brasileiras e são bem definidas.

Estações do ano no Chile

  • Primavera – 2 de setembro a 21 de dezembro
  • Verão – 21 de dezembro a 20 de março
  • Outono – 20 de março a 20 de junho
  • Inverno – 20 de junho a 22 de setembro

Primavera

Ruas do Bairro Providencia

Ah, a primavera! Temporada das flores. É quando a natureza volta a deixar tudo mais lindo com suas cores e os cheiros inconfundíveis da primavera. 

Nessa época as temperaturas ficam entre 15 a 25º C. Mas não pense que vai poder abandonar o casaco. Afinal os dias começam e terminam mais frios. Os dias, aos poucos, começam a ficar mais longos: amanhece às 7h e escurece às 19h.

Na primavera você vai deparar-se com céu azul e, claro, muitas flores.  Então prepare a máquina fotográfica para se encantar com diversos cantos da cidade.

As roupas já podem ser mais leves durante o dia e dá até para usar e abusar de saias, vestidos, bermudas e sandálias.

Verão

Piscina pública do Cerro San Cristóbal

Do final de dezembro ao final de março, este período seco toma conta do país. Praticamente não chove e a umidade é baixíssima.

As temperaturas ficam entre 20 e 30°C, mas à noite pode fazer um pouco mais de frio.

Como o Chile fica bem no sul do continente, os dias são mais longos. Amanhece aproximadamente às 6h da manhã e escurece entre às 21h e 21h30, isso mesmo, dá para aproveitar bem o dia e fazer muitas coisas.

Como você deve saber a cidade de Santiago conta com vários parques e cerros e com isso, um dos passeios dos chilenos é sempre passar algumas horas nos parques com a família. Então reserve a canga na mala e vá aproveitar um dos parques e deitar-se na grama ou até mesmo fazer um delicioso piquenique.

Dê preferência a roupas leves e calçados rasteiros, já que o calor é intenso. Não esqueça de andar com sua garrafinha de água a tira colo. Afinal o clima é bastante seco e você pode ficar desidratado.

Falando em garrafinha de água, aqui vamos deixar uma curiosidade:

Sabia que no Chile você pode beber água na torneira?

AD

Isso mesmo. Em Santiago todos estão acostumados a beber água da torneira. Ela é mineral e tratada. Mas, não pense que é o mesmo sabor da água no Brasil. No Chile ela tem um sabor mais acentuado, mais salgada e a sensação de ser mais pesada, então, fique atento, se você tem o estômago e intestino mais sensível, não é tão recomendado.

Antes de continuar queria deixar essa dica especial, é importante pesquisar e reservar seus passeios com antecedência, já que isso pode ser um fator muito importante para ter os melhores preços e o nosso parceiro de Santiago está oferecendo descontos exclusivos para os leitores do República do Chile, clique abaixo e receba seu cupom

Quer receber descontos exclusivos nos passeios em Santiago e Atacama? Clique aqui e garanta já seu cupom com um dos melhores tour operador do Chile e ainda receba dicas exclusivas gratuitamente…

10%Off nos passeios em Santiago e Atacama

Aproveite e garanta seu desconto

Outono

Parque Florestal localizado no Centro de Santiago

Do final de março ao final de junho, o outono é bem parecido com o Brasil, dependendo da região é claro, com um clima entre 5 e 15ºC. O dia amanhece entre às 7h e 7h30, e às 20h já está bem escuro.

Nessa estação que os dias começam a ficar mais curtos, as árvores já começam a ficar com as folhas secas e com o passar dos dias, começam a perdê-las. 

As noites já são mais frias e agasalhos pesados são recomendados, inclusive durante o dia, já que tem dias que os ventos são bem fortes e gelados.

Nessa época que acontece a colheita das uvas.

Inverno

Lo Barnechea

Em Santiago, as temperaturas variam entre -3 e 18 graus no inverno. 

Mas se você pensa que neva na cidade está enganado. A neve só cai na Cordilheira dos Andes. 

Ou seja, você só vai deparar-se com a neve nas estações de esqui e nas montanhas. Por lá, as temperaturas podem chegar a -15 graus. É muito frio! 

No inverno os dias são mais curtos e amanhece por volta das 8h e escure às 17h30 e é nessa estação que o país seco cede alguns dias para a chuva. Mas não pense que é muita chuva, como você está acostumado, no Chile a

As montanhas já estão brancas e nas partes mais baixas estão verdes devido aos dias chuvosos.

As árvores já estão sem as folhagens e os dias são mais cinzentos, embora em alguns dias o sol apareça, mas somente para iluminar, ou dar um olá.

Ao contrário do verão, em que os parques estão sempre cheios, no inverno eles ficam praticamente vazios de nativos. Somente os turistas estarão passeando por lá.

Casacos, botas e roupas mais pesadas, são essenciais nesta época do ano. Considere comprar roupas de frio no Chile, pois as brasileiras não são quentes o suficiente. Sem falar nos preços bem mais acessíveis no Chile do que o Brasil.

E aí, já decidiu qual época do ano vai visitar Santiago do Chile?

Pode ter certeza que independente da estação o Chile tem diversas atrações e atividades para que você possa se divertir e ter uma viagem inesquecível.

Aproveitamos que estamos falando de neve, vou deixar um vídeo que fizemos lá no Valle Nevado e Farellones

Antes de continuar queria deixar essa dica especial, é importante pesquisar e reservar seus passeios com antecedência, já que isso pode ser um fator muito importante para ter os melhores preços e o nosso parceiro de Santiago está oferecendo descontos exclusivos para os leitores do República do Chile, clique abaixo e receba seu cupom

Quer receber descontos exclusivos nos passeios em Santiago e Atacama? Clique aqui e garanta já seu cupom com um dos melhores tour operador do Chile e ainda receba dicas exclusivas gratuitamente…

10%Off nos passeios em Santiago e Atacama

Solicite agora seu desconto!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.