República do Chile
O Chile por um Brasileiro

Quando ir para o Deserto do Atacama

0 262

Uma das maiores dúvidas de quem está planejando a sua viagem é quando ir para o deserto do Atacama.

O Deserto do Atacama já está entre os queridinhos dos brasileiros que visitam o Chile, só perde mesmo para a capital Santiago.

O Atacama é o deserto mais seco do mundo e com isso surge aquela dúvida: Quando ir visitar o deserto do Atacama? Qual a melhor época?

Diante dessas dúvidas vamos falar um pouco sobre como é o clima e o que você vai encontrar nas diversas épocas do ano. Assim vai ver qual melhor se encaixa.

Onde fica o Deserto do Atacama

Primeiro é legal falar onde fica o Deserto do Atacama. Para que possa se localizar. 

O Deserto do Atacama fica na região norte do Chile a cerca de 1.600 Km de Santiago, faz fronteira com o Peru e é considerado o deserto mais alto e seco do mundo, afinal por lá dificilmente chove. 

Não existe voo direto do Brasil. Você precisa passar por Santiago. Mas não tem problema, pois de lá partem voos diariamente para Calama, a cidade com o aeroporto mais próxima de San Pedro do Atacama (cerca de 100 km), a cidade base de onde saem os principais passeios.

Além dos voos que levam cerca de 2 duas horas de um destino a outro, você ainda tem a opção de ônibus (cerca de 22 horas) ou de carro.

Então se você tem pouco tempo, o melhor mesmo é seguir de avião!

Temperatura no Deserto do Atacama

As temperaturas no deserto do Atacama variam entre 0 ºC a noite chegando a 40 °C durante o dia, o que significa que a amplitude térmica é muito acentuada, ou seja, você tem que estar preparado para os extremos em um mesmo dia.

E preparo além de roupas que suportem o frio extremo e o calor, você vai precisar estar equipado com chapéu, óculos escuro, protetor solar, protetor labial, hidratante corporal e claro; muita água, para evitar ficar desidratado. E preparo físico também, pois os passeios são longos, caminhadas, clima bem diferente do que somos acostumados e os corpos sentem, além da própria altitude que pode causar mal-estar.

No verão você vai encontrar dias muito quentes e noites relativamente frias. No inverno as temperaturas são mais amenas durante a dia, porém são bem mais baixas durante a noite.

Estações do ano no Chile

  • Primavera – 2 de setembro a 21 de dezembro
  • Verão – 21 de dezembro a 20 de março
  • Outono – 20 de março a 20 de junho
  • Inverno – 20 de junho a 22 de setembro

Quando ir para o Deserto do Atacama

AD

Como no Atacama dificilmente chove é um local que você pode visitar o ano todo. E, independente da época você vai deparar-se com a amplitude térmica, uma característica dos desertos, e, no Atacama não poderia ser diferente.

Verão ( Dezembro, Janeiro e Fevereiro)

Temperatura entre 10ºC e 27ºC

São nesses meses que podem acontecer algumas chuvas – chamadas de inverno altiplânico. Mas nada que vá interferir sua viagem, já que dificilmente as chuvas ultrapassam 35 milímetros por ano – menos do que muitas cidades brasileiras enfrentam em apenas um dia de chuva.

Outono ( Março, Abril e Maio)

Temperatura entre 3ºC e 25ºC

Durante o outono a diferença de temperatura pode variar de 10 a 15ºC, ou seja, bem menos do que em dias de inverno e verão. Então são considerados ótimos meses para conhecer o Deserto do Atacama. Sem os extremos acentuados e sem previsão de chuva, é possível programar seu roteiro sem que haja muitos contratempos por conta do clima.

Inverno (Junho, Julho e Agosto)

Temperatura entre 1ºC e 25ºC

De junho a agosto são os meses com maior incidência de turistas. Pode ser que muitos aproveitem o passeio de inverno em Santiago e aproveitem para esticar até o Atacama.

Nessa época as temperaturas tem a amplitude menor e isso pode ser um atrativo.

No inverno alguns passeios podem ser cancelados como o Geyser del Tatio, Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas, já que a neve pode interditar algumas estradas.

Primavera (Setembro, Outubro e Novembro)

Temperatura de 7ºC a 27ºC

Quando começa a primavera as temperaturas voltam a subir durante o dia. E assim como no outono, a primavera também é ideal para conhecer o Atacama já que as temperaturas são mais agradáveis e sem muita variação de temperatura em um único dia.

 Embora vamos deixar claro que independente da época do ano ao longo do dia a temperatura é mais alta e durante a noite é bem abaixo. Com isso, não deixe de levar roupas adequadas.

Sem falar na própria altitude de alguns passeios, que por conta disso, a temperatura cai muito. É o exemplo do Geyser del Tatio, que pode chegar a -20ºC.

Então independente da época aproveite bastante sua viagem! Não se esqueça de tirar várias fotos e compartilhar sua experiência aqui com a gente para que outros turistas possam conhecer também.

Dica

Como falamos em uma viagem com clima diferente, altitude elevada é ideal sempre viajar com o seguro viagem. Afinal nunca se sabe se você vai precisar de algum cuidado extra, ou mesmo se assegurar em caso de extravio de bagagem ou de documentos.

E aí percebeu que par ao Deserto do Atacama é possível ir o ano inteiro. Mas os meses de março, abril e maio acabam sendo os queridinhos, já que as temperaturas são mais amenas durante o dia e nem tão frias a noite, com isso a amplitude térmica fica menor, o que fica menos impactante para o corpo.

Agora só fazer as malas e partir!

Antes de continuar queria deixar essa dica especial, é importante pesquisar e reservar seus passeios com antecedência, já que isso pode ser um fator muito importante para ter os melhores preços e o nosso parceiro de Santiago está oferecendo descontos exclusivos para os leitores do República do Chile, clique abaixo e receba seu cupom

Quer receber descontos exclusivos nos passeios em Santiago e Atacama? Clique aqui e garanta já seu cupom com um dos melhores tour operador do Chile e ainda receba dicas exclusivas gratuitamente…

10%Off nos passeios em Santiago e Atacama

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.