República do Chile
O Chile por um Brasileiro

Conheça a História do Chile

0 1.065

Você conhece ou já escutou algo da história do Chile? Vamos lá!

Um dos navegadores mais famosos da história, Fernão de Magalhães (3 de fevereiro de 1480 – 27 de abril de 1521), a serviço do Rei da Espanha, foi o primeiro europeu a visitar o país, no ano de 1520 Magalhães desembarcava na Ilha de Chiloé.

Pedro Valdívia enviado pelo Rei Carlos V, estabeleceu diversas colônias no Chile, por volta de 1541 eram estabelecidas colônicas como: Santiago de La Nueva Extremadura, Concepción em 1550 e Valdívia em 1552.

Durante a colonização espanhola, existiram diversas guerras, várias destas batalhas travadas entre os índios Mapuches contra à colonização, principalmente na região sul, onde, em 1598, Pedro de Valdívia foi morto e seu exército vencido pelos Mapuches. Diversas cidades do sul foram destruidas por conta desta vitória Mapuche, cidades commo: Osorno e Valdívia.

Durante o período colonial, muito da economia Chilena não conseguia se desenvolver po conta da quantidade baixa de população, mas também, por conta de travas que o império espanhol impôs, isto fez com que toda a evolução e desenvolvimento econômico fosse postergado para próximos momentos da história chilena. As principais atividades do povo eram ainda relacionadas à atividades antigas como pecuária e agricultura. Muitas fazendas para criação de gado e geração de derivados, como queijos e leite, assim como produção de couros e de sebo. Muito na agricultura foi desenvolvido também, lavouras e plantações de trigo eram as atividades que movimentavam a economia chilena.

A moeda própria só foi permitida no final do século XVIII.

AD

Entre 1810 e 1818 a colônia, então chamada de Reino do Chile, separou-se da Espanha e formou um governo independente. Ao fazê-lo, o Chile formou parte de um processo que abarcou quase a totalidade das colônias espanholas na América (só Cuba e Porto Rico permaneceram no império). Na maior parte dos casos, a separação das colônias se deu através de luta armada. O movimento da independência do Chile, liderado por Bernardo O’higgins, ocorreu no dia 12 de fevereiro de 1818.

Antes de continuar queria deixar essa dica especial: É importante pesquisar e reservar seus passeios com antecedência, já que isso pode ser um fator muito importante para ter os melhores preços e o nosso parceiro de Santiago está oferecendo descontos exclusivos para os leitores do República do Chile, clique abaixo e receba seu cupom!

Quer receber descontos exclusivos nos passeios em Santiago e Atacama? Clique aqui e garanta já seu cupom com um dos melhores tour operador do Chile e ainda receba dicas exclusivas gratuitamente…

10%Off nos passeios em Santiago e Atacama

Finalmente em 1831, o Chile começou a ter uma etapa de relativa estabilidade política, neste momento da história, muitos países latino-americanos não passavam por tal estabilidade, a estabilidade Chilena era resultado de um êxito na política exterior, momento este em que o Chile havia ganhado duas guerras. A primeira foi a guerra contra a federação formada por Peru e Bolívia (1837-1839), embora não tenha conquistas de territórios, o Chile ganhou o controle de comércio no Pacífico Sul.
A segunda guerra, foi a do Pacífico (1879-1883), também contra Peru e Bolívia, desta vez a conquista deu ao Chile a liberdade de exploração mineira do Norte, fator que foi crucial para o desenvolvimento do país.

A história chilena é repleta de guerras e histórias violentas, um capítulo destas histórias é a Guerra Civil em 1891, ela durou nove meses e deixou mais de 10 mil mortos. Depois de 1891 começou a era do salitre, que representava mais de 80% de suas exportações, fazendo mais uma vez com que a economia chilena tivesse resultados exponenciais.

Após o parlamentarismo (1891-1925), o Chile adotou o presidencialismo, ele dura até hoje. em 1973 ocorreu o famoso golpe militar chileno financiado pelos EUA que levou ao poder um dos ditadores mais violentos da história, Augusto Pinochet Ugarte, que liderou até 1990.

Atualmente o Chile tem um governo democrático e uma economia tida como uma das melhores dentro do continente americano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.