República do Chile
O Chile por um Brasileiro

10 curiosidades sobre o deserto do Atacama

0 257

Se você for visitar o Chile não volte sem visitar o deserto de San Pedro do Atacama, você vai se deparar com paisagens incríveis, curiosidades e uma história ímpar, por isso separamos algumas curiosidades sobre o lugar para que você conheça mais um pouco sobre.

#1 – o Deserto do Atacama é o deserto mais seco do mundo

É natural que quando falamos em Deserto, temos sempre a imagem de climas áridos e paisagens extremamente secas, o deserto do Atacama não fica fora dessa nestes quesitos.

Para muitos especialistas em clima, o Deserto do Atacama é o mais árido do mundo. Existem regiões no deserto que passam milhares de anos sem chuvas, um dos principais motivos é a Cordilheira do Andes, ela atua como uma barreira, impedindo a entreada de umidade que poderia vir da Floresta Amazônica e do Oceano Atlântico, fazendo assim com que não ocorram chuvas nas regiões.

Existem regiões extremamente secas no deserto, algumas chegam a ter médias de chuvas de 1mm ao ano e existem outras regiões que não existem registros de chuva desde 1570.

#2 – O Deserto do Atacama tem temperaturas extremas e opostas

Além de ter regiões com baixa incidência de chuvas, o Deserto do Atacama também é altamente conhecido por suas variações brucas de temperaturas, muitas vezes você pode se deparar com períodos noturnos com quedas altamente bruscas, atingindo até 25 graus negativos e na parte da manhã e tarde elas oscilam entre 25º e 32º C.

Tudo isto acontece na maioria dos desertos, se deve ao fato da quantidade baixa ou nula de vegetação em alguns lugares e até mesmo a falta de construções que conservam as temperaturas nas trocas de períodos.

#3 – Cai neve no Deserto do Atacama

Neve no deserto

Provavelmente depois de ler as duas curiosidades anteriores, muito provavelmente você pode pensar que algumas coisas seriam impossíveis de serem vistas lá, talvez uma das mais incríveis de ser pensada seria ver neve no Atacama, porém, isso é altamente possível, antes de chegar aos pontos principais do Atacama é possível encontrar neve, isto depende muito do período e do clima.

Antes de continuar queria deixar essa dica especial: É importante pesquisar e reservar seus passeios com antecedência, já que isso pode ser um fator muito importante para ter os melhores preços e o nosso parceiro de Santiago está oferecendo descontos exclusivos para os leitores do República do Chile, clique abaixo e receba seu cupom!

Quer receber descontos exclusivos nos passeios em Santiago e Atacama? Clique aqui e garanta já seu cupom com um dos melhores tour operador do Chile e ainda receba dicas exclusivas gratuitamente…

10%Off nos passeios em Santiago e Atacama

#4 – As mãos gigantes

No Chile, existe uma escultura altamente famosa chamada La Mano del Desierto. Muitas turistas as procuram como “a mão gigante”, mas, estamos falando da mesma obra de arte. Esculpida por Mário Irazzábal (artista reconhecido mundialmente por diversas obras espalhadas pelo mundo) esta obra de arte de 11 metros de altura, atrai diversos turistas por sua facilidade de acesso e beleza, localizada às margens da Rodovia Pan-Americana a cerca de 75km ao sul da cidade de Antofagasta, é uma homenagem do escultor chileno às vítimas de tortura do regime militar.

AD

#5 – As cidades fantasmas

O Deserto do Atacama é um dos lugares mais ricos do mundo, por sua alta fonte de minério e sais, existem diversas regiões e cidades altamente prósperas, onde mineiros construiam estações e locais de trabalho para explorar estas regiões e assim gerar renda e sustento para suas famílias. Conforme o trabalho fosse sendo finalizado, os mineiros abandonavam estas cidades e passavam a procurar outras regiões para explorar, muitas destas cidades hoje estão inabitadas e sendo cobertas pelas areias do deserto, formando assim cidades e regiões fantasmas

#6 – As múmias mais velhas do mundo

Conhecemos bem o quanto as múmas egípcias são conhecidas, porém, o Chile tem a concentração das múmias mais antigas da história, existem diversos registros de múmias encontradas com variações entre 2000a.c a 7000a.c, estas múmias são da cultura Chinchorro que foram pioneiros da Costa do Atacama. Esta cultura foi altamente importante para a cultura Chilena e responsável por técnicas de mumificação incríveis e altamente eficientes para mantê-las conversavadas até os dia de hoje.

Os primeiros registros de múmias encontradas existem a partir de 1917.

#7 – Animais

Apenas de você estar em locais onde a vida animal em alguns momentos parece não ser possível, você poderá se deparar com animais altamente exóticos e que não são comuns em nosso dia a dia. Você poderá encontrar diversos flamingos, lhamas, pumas, condores e muitos mais outros animais, apesar de não terem condições muito amigáveis, muitos destes animais foram apredendo a se desenvolver e buscar regiões mais frias ou quentes no deserto para sobreviver.

#8 – Vulcões

Se você é fascinado por vulcões, o Atacama é um dos melhores lugares do mundo para que você os veja, existe uma quantidade muito grande de vulcões com alturas superiores a 5 mil metros do nível do mar. Existem vários assim, muitos deles você não tem apenas a oportunidade de chegar próximo mas também de subir ao topo, muitos vulcões no Atacama não tem mais atividade há alguns anos, por isso, chegar próximo ou até mesmo a lugares onde há milhares de anos estariam repletos de lava é uma das atracões de lugares como estes.

Alguns exemplos de vulcões repletos de destaque são: Licancabur, Lascar, Sairecabur e Putana, em que é formado um altiplano (terras altas), a milhares de metros, com pequenos lagos e zonas úmidas.

#9 – O maior depósito de Sal do Chile e um dos maiores do mundo

Lugares tomados pelo sal são realmente incríveis, mas, no Atacama você encontra alguns dos maiores depósitos de sal do mundo, muitos deles foram formados pelas chuvas no altiplano, o que contribui também para suas formações são as altas montanhas das Cordilheiras como a de Domeyko que funcionam como uma barreira para deixá-las estagnadas na bacia do rio. Isso faz com que uma crosta duríssima e branca de sal, sejam transportados pelo vento e pela água, é realmente o maior depósito salino do Chile e incrível para ser conhecido e visitado.

#10 – Caminho Inca e Trópico de Capricórnio

Para muitos esta informação é nova e inédita, mas o Deserto do Atacama está na mesma latitude que o Trópico de Capricórnio que é um dos cinco principais círculos de latitude que marcam mapas da Terra.Ele marca o posicionamento mais ao sul do sol em relação a linha do Equador e também é conhecido como solstício de verão. Ali também existe o caminho dos Incas que corta o deserto. Como você provavelmente sabe no tempo do Império Inca existia um caminho que ligava dois pontos altamente importantes, a cidade de Cusco, no Peru que era a capital do império Inca e a cidade de Santiago no Chile.Existem vários mistérios por este caminho como tunéis secretos, caminhos de pedras e também a famosa Porta do Sol, a um passo da grandiosa construção de Machu Picchu no Peru.

Antes de continuar queria deixar essa dica especial: É importante pesquisar e reservar seus passeios com antecedência, já que isso pode ser um fator muito importante para ter os melhores preços e o nosso parceiro de Santiago está oferecendo descontos exclusivos para os leitores do República do Chile, clique abaixo e receba seu cupom!

Quer receber descontos exclusivos nos passeios em Santiago e Atacama? Clique aqui e garanta já seu cupom com um dos melhores tour operador do Chile e ainda receba dicas exclusivas gratuitamente…

10%Off nos passeios em Santiago e Atacama

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.